A Jornada de Compra e o Funil de Vendas

Decerto, a Jornada de Compra e o Funil de Vendas estão relacionados e são essenciais para o sucesso do seu negócio. Pois conhecer o comportamento de seus clientes é primordial para definir as estratégias e aumentar o faturamento.

Você conhece as 4 etapas da jornada de compra? E sabe como utilizar o funil de vendas a favor do crescimento do seu negócio?

Antes de tudo, é preciso desmembrar o que está por trás desses conceitos.

Para trabalhar a jornada de compra e o funil de vendas, é preciso dedicar um tempo ao Marketing de Conteúdo – um dos pilares de qualquer estratégia do Marketing Digital.

O conteúdo tem por objetivo, atrair visitantes e transformar o seu negócio em uma grande referência no seu campo de atuação.

Portanto, para alimentar seus leads, ou seja, as pessoas que ainda não compram de você, mas esboçam interesse – é preciso criar conteúdo relevante, que tire dúvidas e mantenha os visitantes informados sobre determinado assunto.

Quais as etapas da Jornada de Compra?

Considerando que a Jornada de Compra consiste em todas as etapas em que o cliente percorre, até de fato, adquirir um serviço ou produto de você. É muito importante conhecer e identificar cada uma delas.

1 – Aprendizado e Descoberta

O primeiro contato com seu negócio, é tomado por indecisões.

Pois, o cliente pode desconhecer a existência de um problema ou de uma suposta necessidade.

Portanto nesse caso, o seu produto/serviço, irá ajudá-lo a resolver.

Ou ainda, o cliente está começando a despertar o interesse para o seu nicho de mercado e precisa ser ‘capturado’ por uma empresa que chame sua atenção.

O seu papel é educá-lo. Por exemplo, se você vende produtos de limpeza para mulheres que cuidam do lar, pode criar um blog dentro do site da sua empresa, que ensine métodos específicos para donas de casa limpar vidros e tapetes.

2 – Reconhecimento do Problema

Depois dessa primeira etapa, você deve mostrar ao consumidor que de fato, existe um problema, mas que você tem a solução e poderá ajudá-lo.

Nesse caso, o ideal é entregar um conteúdo que explique como o problema é resolvido. Ou seja, sua empresa precisa demonstrar conhecimento no tema, a fim de ganhar a confiança do cliente.

3 – Consideração da Solução

Nessa etapa, o cliente já está considerando comprar de você, mas ainda precisa de algumas afirmações.

Criar o senso de urgência, para que ele resolva seu problema o quanto antes, e mostrar depoimentos de outros clientes, é uma boa alternativa para estimulá-lo e guiá-lo para a próxima e última etapa.

4 – Decisão de Compra

Agora o cliente já tomou sua decisão e vai fechar com sua empresa.

Você tem por obrigação, revelar os diferencias do seu negócio e convencê-lo de que o seu serviço ou produto será a escolha perfeita!

Agora é hora de compreender a relação entre a Jornada de Compra e o Funil de Vendas.

O que é Funil de Vendas?

O Funil de Vendas fica encarregado de auxiliar a Jornada de Compra.

Em outras palavras, o funil de vendas é a representação gráfica do acompanhamento do caminho percorrido pelo consumidor.

Dentro do Funil de Vendas existem, basicamente 3 fases:

  1. Topo do Funil – Nesse estágio você precisa esclarecer as dúvidas do visitante. Artigos simples, claros e objetivos, são ideais para entregar aos clientes logo no primeiro contato com seu site ou blog.
  2. Meio do Funil – Aqui é importante segmentar os leads, ou seja, qualificar os visitantes. Você pode oferecer iscas, como e-books, artigos tutoriais, vídeos e artigos de passo a passo…
  3. Fundo do Funil – Nessa etapa o visitante já reconhece o seu produto ou serviço como a solução para o seu problema. Seu conteúdo precisa entregar valor, a fim de direcionar o consumidor para o fechamento da compra.

Qual a relação entre a Jornada de Compra e o Funil de Vendas?

A verdade é que já deu para perceber que ambas estão ligadas ao Marketing de Conteúdo, não é mesmo?!

Por isso, é imprescindível oferecer um conteúdo de qualidade, que transite por todas as etapas do funil e garantam uma boa estratégia na jornada de compra.

Portanto, lembre-se que a jornada de compra irá apontar o estágio em que cada visitante está. Já o funil de vendas irá criar a melhor abordagem para cada lead em específico.

Agora que você já compreendeu a relação entre Jornada de Compra e o Funil de Vendas, entre em contato conosco e escolha o seu pacote de artigos para blog.

O sucesso do seu negócio começa aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s