Descubra como o Marketing de Conteúdo para Profissionais Liberais pode ajudar a alavancar o seu negócio e a atrair mais clientes.

Talvez você já tenha um negócio bem estruturado fora da internet. Sobretudo, se você for um dentista, um psicólogo ou um arquiteto. Mas como anda sua prospecção de novos clientes?

Dominar as principais ferramentas de comunicação disponíveis na rede, é um passo essencial para estruturar sua estratégia de Marketing Digital, principalmente, no que diz respeito a atração de clientes.

Convenhamos, para construir uma carreira sólida, é preciso ir além do tradicionalismo adotado por nossos antecessores. Afinal, atualmente os clientes estão navegando no Google e nas mais diversas mídias sociais.

Em função disso, assim como cresce a quantidade de profissionais liberais no país, também cresce a urgência em lidar com essa nova geração. Portanto, é preciso agir!

O que é um Profissional Liberal? É o mesmo que Autônomo?

Mas antes de seguirmos com a leitura, você sabe qual a diferença entre profissional liberal e autônomo?

  • Profissional Liberal – Indivíduo que possui formação acadêmica ou técnica, e atua com maior flexibilidade no mercado. Pode ou não, ser empregado de uma organização e assim, receber todos os seus devidos benefícios, bem como, pode trabalhar por conta própria e responder por questões pertinentes ao exercício. Exemplos: Psicólogos, arquitetos, advogados, engenheiros, designers etc.
  • Profissional Autônomo – Não precisa ter formação acadêmica, porém obrigatoriamente presta serviços por conta própria (respondendo a toda e qualquer responsabilidade atribuída ao seu exercício). Não possui vínculo empregatício e pode ser pessoa física ou jurídica.

Ambos precisam arcar com os tributos, porém o profissional liberal também deve arcar com taxas relacionadas a manutenção do sindicato que o representa.

kim walachai produtora de conteudo

Marketing de Conteúdo para Profissionais Liberais funciona?

Ainda que muitas pessoas acreditem que fazer Marketing na internet seja algo apenas para grandes empresas, acredite se quiser, mas o Marketing Digital tem funcionado, sobretudo, para pequenos empreendedores.

Isso porque, através da internet é possível trabalhar estratégias que alavancam os resultados, mesmo se você não tiver um espaço físico para o seu negócio.

Afinal, a internet oferece a incrível possibilidade de ser mundialmente reconhecido sem precisar sair de casa.

Acontece que o marketing tem por definição, utilizar técnicas que melhoram o posicionamento de marcas, produtos e serviços. Portanto, ao saber como utilizar todas elas, você consegue explorar todas as oportunidades pertinentes a essa aplicação.

Sendo assim, está claro que os Marketing de Conteúdo para Profissionais Liberais funciona de verdade! Confira a seguir, como aplicar as estratégias de marketing em seu segmento.

Como funciona o Marketing Digital para Profissional Liberal?

Primeiramente, é importante ressaltar que toda profissão liberal é regulamentada por determinada lei que gerencia diferentes instituições. Como é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que dita regras específicas para os profissionais do segmento.

Essa regulamentação define o que cada profissional pode ou não fazer ,como estratégia de marketing para sua área.

Ainda seguindo o exemplo da OAB, fica determinada que os advogados podem criar artigos para blog, a fim de educar a sociedade sobre diversos conceitos da lei.

Contudo, fica expressamente proibida a veiculação de propagandas em rádio ou TV, por exemplo.

Portanto, antes de criar uma estratégia eficaz, o profissional liberal precisa entender o que é permitido em sua profissão.

kim walachai produtora de conteudo

Dicas de Marketing de Conteúdo para Profissionais Liberais

A seguir, selecionamos algumas dicas para você dar os primeiros passos no Marketing de Conteúdo e rumar ao sucesso rapidamente!

Comece pelo Planejamento

Para ter sucesso na internet é preciso construir um bom planejamento de ações. Ou seja, cada etapa trabalhada será direcionada a uma estratégia dentro do seu plano de ação.

A ideia é conduzir o cliente em potencial (visitante do seu site) por meio de movimentos previamente estipulados.

Você pode incluir no planejamento, o que será necessário para manter o conteúdo do blog e redes sociais sempre atualizados, as ações de links patrocinados (anúncios pagos), investimento em profissionais especializados em estratégias de marketing etc.

Produza Conteúdo Regularmente

Quando falamos em Produção de Conteúdo, chegamos a parte fundamental dessa estratégia.

Os profissionais liberais precisam consolidar sua marca no mercado, sobretudo, para atrair clientes e conseguir engajar seu negócio através do Tráfego Orgânico.

O conceito de tráfego orgânico se refere ao ato de atrair visitantes de maneira natural, ou seja, sem precisar investir em anúncios pagos.

Quando você se mantém à frente dos concorrentes no que diz respeito a tráfego orgânico, o Google passa a indicar o seu site, consequentemente os seus serviços, para um número maior de usuários, pois considera a sua marca relevante para a rede.

O resultado disso, é que suas páginas passam a ocupar as primeiras posições do Google, dando a você autoridade no mercado e reconhecimento de marca.

Dentre os conteúdos que você deve produzir para atrair mais clientes, estão:

  • Artigos para blog;
  • Infográficos;
  • Posts para redes sociais;
  • eBooks;
  • Vídeos;
  • Treinamentos;
  • Cursos online.

Vale ressaltar que o formato desse conteúdo tem a ver com a estratégia de cada profissional. Principalmente, no que indica ser um melhor meio de comunicação eficiente para com o seu público específico.

Crie perfis nas Redes Sociais

Se falamos de conteúdo para as redes sociais, você já compreendeu a importância de criar seus perfis profissionais, não é mesmo?

O Instagram e o Facebook, são as melhores opções para educar e encantar a audiência.

Criamos um artigo que ensina como criar uma Fanpage no Facebook (página profissional). Confira!

Segmente seu Público

No Marketing Digital você tem a chance de segmentar o público, e assim, conseguir utilizar uma linguagem clara e objetiva, para pessoas distintas.

Portanto, você pode criar diversas estratégias para diferentes públicos, ou ainda, para diferentes estágios. Chamamos isso de funil de vendas – processo em que definimos em quais etapas da jornada de compra o cliente se encontra. Leia mais sobre Jornada de Compra e Funil de Vendas.

Mensure os Resultados

A maior vantagem do Marketing Digital está na mensuração dos resultados, e o Marketing de Conteúdo te proporciona isso!

Quando você migra suas ações de marketing para a internet, consegue facilmente mensurar os resultados, ou seja, consegue em tempo real, verificar se uma campanha está sendo positiva e lucrativa!

Entenda que no Marketing Tradicional, fica impossível medir os resultados, pois uma propaganda de TV, por exemplo, ainda que seja veiculada em rede aberta para milhares de pessoas, não te oferece a possibilidade de saber quantas conversões foram realizadas através dela.

Já com o Marketing de Conteúdo, você consegue mensurar os resultados a partir de:

  • Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Taxa de Conversão;
  • Quantidade de Vendas;
  • Número de leads (pessoas interessadas em seus serviços).

Vale lembrar que muitos profissionais liberais se deixam levar pelo o que chamamos de Métricas da Vaidade, que são:

  • Número de curtidas nas mídias sociais;
  • Número de visitas no blog;
  • Número de visualizações no Youtube.

Apesar de indicarem que o trabalho está alcançando muitas pessoas, nem sempre estão reagindo em novas conversões. Por isso, é preciso ter uma estratégia bem definida, que seja coerente com todos os números relacionados.

Qual o melhor caminho a seguir?

Na verdade, existem muitos meios de se trabalhar o Marketing de Conteúdo, além desses citados anteriormente, você ainda pode:

  • Usar guest posts (publicar artigos em sites de parceiros para mostrar sua autoridade no assunto);
  • Interagir com blogs de outros profissionais do meio;
  • Participar de grupos nas redes sociais, respondendo dúvidas;
  • Enviar emails com newsletter (mensagens semanais com informações relevantes para os clientes;
  • Etc.

Não existe uma fórmula secreta que funcione para todos os Profissionais Liberais, mas com alguns testes e um trabalho contínuo, você alcançará o sucesso com seu negócio digital!

O importante é não desistir e seguir firme. Pois um trabalho bem definido, garante uma estrutura concreta, com uma carreira consolidada e um alto faturamento!

E aí, esse conteúdo te ajudou? Compartilhe com seus colegas de profissão e continue nos acompanhando aqui no site!

Abraços, Kim 🙂

Um comentário em “Marketing de Conteúdo para Profissionais Liberais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s