Gerenciamento de Equipe: Como fazer da forma correta

O gerenciamento de equipe traz muitos benefícios para uma empresa, dentre os quais podemos destacar: melhor comunicação, otimização do trabalho colaborativo e alcance de metas e resultados. Essa, aliás, é a melhor abordagem para desenvolver um time de sucesso.

Obviamente, a diligência de sucesso é diferente para cada equipe – do conselho executivo de uma imensa organização, ao departamento criativo de uma micro agência – cada equipe tem seus próprios objetivos e metas.

Eles também possuem seu próprio grupo de pessoas que compõem a equipe. Portanto, reflita sobre as infinitas personalidades; conjuntos de habilidades e experiências; é bem improvável que duas equipes sejam iguais.

Como gerente, seu trabalho é orientar uma equipe, a fim de alcançar o objetivo final. E isso não implica apenas em coordenar o processo que atenderá às metas dentro dos critérios e prazos exigidos. 

O gerenciamento de equipe envolve, principalmente, considerar e acomodar as pessoas envolvidas, respeitando suas diferenças, limitações e reconhecendo suas qualidades.

Então, como você pode conseguir isso? Confira a seguir algumas dicas de gerenciamento de equipe, que poderão te ajudar a construir um time mais harmônico e produtivo!

kim walachai produtora de conteudo

1) Monte uma equipe vencedora

Todo gestor espera que sua equipe execute todas as atividades designadas com a máxima qualidade e dentro do prazo previsto. A melhor forma de conseguir isso é ter as pessoas certas para cada função.

Nesse sentido, selecionar os membros adequados para compor a equipe é essencial para obter um bom desempenho. Por isso, você deverá elaborar um job description para cada posto do seu time. Então, procure pessoas com as competências desejadas, evitando, assim, lacunas de habilidades.

2) Confie na sua equipe

Delegar tarefas é, sem dúvidas, uma das habilidades de gerenciamento de equipe, se não a principal. Por isso, é importante executar essa atividade com maestria.

Nesse ponto, você deve conhecer bem seus colaboradores, suas limitações e habilidades, para delegar a tarefa mais adequada para cada um deles.

Contudo, evite a micro gestão!

Ofereça suporte e deixe claro que você está ali para ajudar no que for necessário. Lembre-se de que alguns colaboradores precisam de mais orientações que outros. Sua função é encontrar o equilíbrio ideal.

3) Saiba como abordar cada membro de sua equipe

Para um gerenciamento de equipe eficaz, é preciso considerar a personalidade de cada indivíduo.

Por exemplo, você pode se deparar com pessoas que aceitam críticas construtivas de forma positiva e outras, que nem tanto. Por isso, você precisa adaptar sua abordagem no momento de oferecer feedback.

No entanto, é preciso que haja consistência em sua estratégia de gerenciamento de equipe. Ou seja, as mesmas regras devem valer para todos, para que ninguém se sinta privilegiado ou preterido no ambiente de trabalho.

4) Valorize as conquistas

O reconhecimento dos esforços de sua equipe é uma das melhores estratégias para manter todos os membros motivados. Ao fazer isso, eles terão certeza de que você está acompanhando o trabalho e que está ciente do empenho de cada um.

Isso pode ser feito de diferentes formas, depende exclusivamente do perfil de sua equipe e da capacidade financeira de sua empresa.

Lembre-se que nem tudo precisa envolver dinheiro. Um agradecimento público já pode ser o suficiente para valorizar o empenho de seus colaboradores. Mais uma vez, é importante que haja consistência.

5) Mantenha todos focados no mesmo objetivo

Além das metas individuais, é muito importante criar objetivos coletivos, para incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os membros. 

Esse tipo de estratégia ajuda a melhorar a comunicação e a sinergia do grupo, além de evitar a competição em excesso.

6) Trabalhe o relacionamento com seu grupo

Você não precisa ser o melhor amigo de sua equipe, mas é importante conhecê-los bem. Essa é uma forma de melhorar o feedback, fornecer treinamento e delegar tarefas de forma mais adequada. 

Além disso, quando você estabelece uma relação mais próxima com cada membro, eles estarão mais propícios a acatar suas ordens e a “abraçar” as metas da empresa.

Para melhorar o relacionamento, é importante criar algumas sessões de convivência fora do ambiente de trabalho, tais como almoços coletivos, festas de confraternização, happy hour, etc.

Esse tipo de atividade ajuda a fortalecer os laços entre os membros da equipe e também com o gestor. Dentre outras coisas, isso melhora o ambiente de trabalho e cria um maior senso de pertencimento ao mesmo grupo.

7) Crie um canal aberto de comunicação

Uma boa comunicação é a base de sustentação de uma equipe sólida. Todos precisam estar a par do que está acontecendo, quais são as metas e onde a empresa espera chegar. 

Além disso, é importante oferecer atualizações com frequência para que todos tenham ciência dos resultados que estão sendo alcançados. 

Finalmente, é vital que você esteja aberto a ouvir o seu grupo. Um relacionamento bidirecional ajuda a criar uma maior confiança e torna o gerenciamento de equipe mais eficaz!

8) Promova o desenvolvimento de seu time

Como vimos, encontrar pessoas com as habilidades certas é ideal para criar uma equipe de sucesso. No entanto, há sempre espaço para aprimorar as competências de cada membro. Inclusive, esse é um fator que ajuda na motivação dos colaboradores.

Portanto, é muito importante que você ofereça suporte e treinamento a todos de sua equipe. Essa é uma forma de valorizá-los e ajudá-los a crescer profissionalmente. Como retorno, a empresa se beneficia com aumento da produtividade e com a melhora da qualidade dos serviços.

9) Não sobrecarregue sua equipe

Por mais que você tenha uma equipe competente e produtiva, muitas vezes não é possível dar conta de todas as atividades que precisam ser executadas. Isso, dentre outras coisas, pode influenciar negativamente na qualidade do resultado final.

Dessa forma, é preciso saber o momento de procurar serviços especializados fora da empresa. Assim, você desafoga seus colaboradores e tem a certeza de um trabalho bem executado.

E aí, gostou dessas dicas eficazes de gerenciamento de equipe?

Então compartilhe nosso artigo e não perca nenhum dos nossos conteúdo!

Artigo escrito originalmente pela equipe da NL Informática – fornecedora de soluções de gestão para empresas de diversos segmentos – parceira da KW Conteúdo.

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s