Estratégias de SEO: Como alcançar o topo do Google?

Estratégias de SEO é um conjunto de técnicas que irão te aproximar dos algoritmos do Google, a fim de melhorar o posicionamento das suas páginas na internet.

Embora o Google seja hoje o maior mecanismo de buscas do mundo, foi o Architext (atual Excite) que em 1993 deu o ponta pé inicial na internet, facilitando a vida de muita gente que precisava procurar por algo na rede.

Contudo, todos sabemos que quem realmente domina o universo dos buscadores, é o gigante criado por Sergey Brin e Larry Page – desenvolvedores do Google.

Ambos criaram o Google para ser uma ferramenta de busca em larga escala. Ou seja, a ideia sempre foi organizar a internet de um modo inteligente, que pudesse facilitar a vida das pessoas, e ainda, dominar o mundo!

Brincadeiras à parte, nosso assunto aqui gira em torno das Estratégias de SEO, que são fundamentais para alcançar as primeiras posições do Google.

kim walachai produtora de conteudo

O que significa SEO?

A sigla SEO em tradução literal significa “otimização para mecanismos de busca”.

Esse conceito define um conjunto de técnicas que visam otimizar suas páginas (seja de um site ou blog), com o intuito de melhorar seu ranqueamento orgânico. O que por consequência, gera mais tráfego e autoridade para o seu negócio.

No artigo Algoritmos do Google: Como melhorar seu posicionamento, apresentei algumas dicas que o próprio Google forneceu, para auxiliar os produtores de conteúdo. Vale a pena conferir e entender um pouco mais sobre o assunto!

Mas como o Google funciona?

Mas no meio disso tudo, como é que o Google faz a leitura de suas páginas com relação a otimização de SEO?

Nesse sentindo, o Google, bem como, outros buscadores (Yahoo e Bing, por exemplo) classificam os sites e blogs de acordo com uma série de fatores, relacionados a 3 princípios que giram em torno da pesquisa em si.

São eles:

  • Rastreamento;
  • Indexação;
  • Exibição dos resultados.

Como os robôs do Google trabalham?

Em primeiro lugar, acontece o rastreamento, que de fato, é a etapa em que os Googlebot (robôs do Google) identificam todas as páginas de um site para enviar ao buscador.

Essa identificação é feita através dos algoritmos que definem a frequência e a priorização da indexação das páginas.

Todo o processo tem início a partir das URLs que são geradas e enriquecem os sitemaps do site.

De acordo com as visitas das páginas, os robôs do Google começam a identificar todos os links existentes, e passa a incluir cada um deles ao rastreamento.

Feito isso, acontece a indexação, onde o Googlebot processa as páginas rastreadas, a fim de alocá-las no Google.

Nessa etapa, os robôs consideram:

  • O conteúdo do site ou blog;
  • A data das publicações;
  • Título;
  • Descrição;
  • Dados estruturados;
  • E até mesmo, a região da publicação.

Isso tudo faz com que, quando ocorre uma consulta no buscador, o índice do Google exibe os resultados mais relevantes para cada usuário. No entanto, isso não é feito a esmo. Pelo contrário, são mais de 200 variáveis que influenciam no processo de ranqueamento.

kim walachai produtora de conteudo

Como o Google influencia as Estratégias de SEO?

Em 1997, a revista PC Magazine publicou um artigo dizendo que o Google “tem uma capacidade incomum de retornar resultados extremamente relevantes”, classificando-o como o principal site de buscas no “Top 100 Web Sites”.

Foi também em 1997, que o termo SEO foi mencionado pela primeira vez, no livro de Bob Heyman, Rick Bruner e Leland Harden – intitulado como “Net Results”.

CURIOSIDADE: O trio afirma que o nascimento do termo SEO, é o resultado de uma conversa sobre o posicionamento do site da banda Jefferson Starship.

Em princípio, sabendo que a otimização de um site ou blog, é feita para entregar a resposta correta ao usuário que fez uma busca, percebeu-se que ao incluir um número maior de palavras-chave com o nome da banda, o site foi para o topo dos buscadores.

A partir daí, os criadores de conteúdo passaram a analisar as técnicas de SEO, sobretudo, a métrica de links, visto que isso é extremamente relevante para o Google.

Em seguida, surgiram as estratégias de link building, que se bem exploradas, podem melhorar a avaliação das páginas.

Fatores de ranqueamento do Google

Anteriormente, citei que o Google define a priorização dos resultados, por meio de 200 variáveis de ranqueamento. Entretanto, não é fácil conhecer todos eles.

Porém, através de uma pesquisa realizada em 2018 pela Backlinko, foi possível desvendar os principais fatores de ranqueamento do Google, que são:

  1. Autoridade da página;
  2. Autoridade do domínio;
  3. Relevância de links internos e externos;
  4. Conteúdo original e relevante;
  5. Tamanho do conteúdo;
  6. Palavra-chave no título;
  7. Palavras-chave no conteúdo;
  8. Tempo mínimo de permanência nas páginas;
  9. Velocidade do carregamento das páginas;
  10. Design responsivo (adaptado para diversos dispositivos eletrônicos).

Mas não é só isso, o SEMrush identificou que as visitas diretas no site, a quantidade de páginas acessadas, o tempo de cada visita e a taxa de rejeição, também são relevantes para o buscador.

Sendo assim, vamos as principais estratégias de SEO para alcançar o topo do Google.

kim walachai produtora de conteudo

03 Estratégias de SEO para dominar o Google

Com base na informação de que o Google considera 200 fatores relevantes para classificar as páginas de um site, vamos as 03 estratégias de SEO que vão te ajudar a dominar esse gigante:

1 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o pilar de qualquer estratégia digital, sobretudo, daquelas que visam alcançar as primeiras posições do Google.

Para aprimorar o SEO do seu site ou blog, você precisa assegurar que o seu conteúdo é original, esteja adequado a linguagem web, e claro, que entregue valor para os usuários.

Para criar um bom conteúdo, você pode contratar uma produtora de conteúdo para escrever artigos para blogs, sites e redes sociais.

Além disso, lembre-se que é preciso conhecer o seu público, a fim de criar um bom relacionamento com cada um dos usuários que irão acessar suas páginas. Isso é muito importante para o Google.

2 – Melhorar a Velocidade da Página

A velocidade de carregamento das páginas pode impactar no tráfego de um site.

Isso porque, ela representa a fluidez do site ou blog, levando em conta a experiência do usuário.

Portanto, páginas que possuem um carregamento muito lento, negativam a usabilidade do site e os robôs do Google estão atentos a essa questão.

Considere utilizar ferramentas que analisam a estrutura do seu site, a fim de te ajudar a desenvolver soluções inteligentes que possam melhorar suas páginas no que diz respeito ao SEO.

3 – Ter um site responsivo

Por fim, mas não menos importante, ter um site responsivo é fundamental para estar entre as primeiras posições do buscador.

Site responsivo é aquele em que as páginas rodam perfeitamente em qualquer dispositivo eletrônico, seja ele um computador, tablet ou smartphone.

O Google odeia sites que não oferecem uma boa experiência para usuários de dispositivos móveis. Isso porque, de acordo com a  TIC Domicílios 2017, só no Brasil, 49% das pessoas acessam a internet através do celular.

Ou seja, é fundamental oferecer uma navegação de excelência em qualquer aparelho ligado a internet.

Se o seu site ainda não possui um design responsivo, é melhor dar um jeito nisso urgentemente!

Dica Bônus sobre as Estratégias de SEO

Agora que você já sabe quais são as principais Estratégias de SEO a serem adotadas em seu negócio, vou deixar aqui uma dica bônus: interaja com seus usuários!

Além de criar conteúdo de qualidade com frequência e ajustar seu site as técnicas de SEO, fale com os usuários!

Responda os comentários do blog e redes sociais, responda os emails e construa sua audiência na base da confiança.

Nenhum negócio cresce da noite para o dia, ainda mais no Google!

Lembre-se que no Marketing Digital, o que prevalece é a consistência!

kim walachai produtora de conteudo

E por hoje é isso! Espero ter te ajudado e se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Abraço e sucesso! 🙂

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s