Google Ads ou Google Adwords Express: Qual usar?

Quando o assunto é link patrocinado, muitos se perguntam se é melhor usar o Google Ads ou Google Adwords Express. Mas será que existem muitas diferenças entre eles? Confira nesse artigo!

O antigo Google Adwords, deu lugar para o atual Google Ads, a maior plataforma de anúncios do mundo. Sendo essa, a ferramenta que mais gera campanhas de sucesso, no que se refere ao marketing de conteúdo.

Contudo, apesar de muitos já estarem familiarizados com a rede de anúncios do Google, ainda existem conflitos sobre as diferenças entre o Google Ads e o Google Adwords Express.

Embora ambas sejam plataformas de anúncios do Google, a segunda possui um layout mais otimizado, facilitando o uso de pessoas leigas, ou ainda, profissionais autônomos, que não possuem um empreendimento online, por exemplo.

Mas calma lá, que mais a frente vou explicar isso detalhadamente. Agora, no entanto, vamos entender um pouco mais sobre o que é e como funciona o Google Ads.

kim walachai produtora de conteudo

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta que foi criada para profissionais liberais e empresas de pequeno, médio ou grande porte, trabalharem com links patrocinados.

Os links patrocinados são aqueles anúncios de diferentes formatos, que podem ser veiculados na internet. Ou seja, é uma publicidade paga, que funciona apenas no universo online.

Decerto, quando pensamos em fazer um negócio online crescer, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é, unir SEO ao Marketing de Conteúdo. Afinal, todo mundo (ou a grande maioria das pessoas que possuem um negócio digital) sabem que essa é a fórmula para o sucesso.

Sendo assim, o maior segredo para aumentar o tráfego orgânico de um site, fazendo-o crescer a longo prazo – o que resulta em um aumento no faturamento de um empreendimento – é:

TRABALHAR O SEO + O CONTEÚDO

No entanto, quando você aplica as técnicas de SEO em seu negócio, produz bastante conteúdo de qualidade e regularmente, e ainda, investe em Google Ads, aí sim, você está garantindo o sucesso da sua empresa!

Como o Google Ads funciona?

Essa ferramenta se baseia no desempenho dos seus anúncios. Portanto, quanto melhor o anúncio for, menos você gasta e mais você lucra!

Entenda que a todo momento alguém está buscando informações no Google. Sendo assim, o usuário ‘diz ao buscador’ que tem interesse em algo específico.

Acontece, que ele sempre, SEMPRE, dá preferência para marcas maiores em seu ranqueamento orgânico. Porque geralmente, elas trabalham MUITO para estarem nas primeiras posições.

Mas, se o seu negócio envolve a busca do usuário e você paga por um anúncio, o Google vai trabalhar por você, e vai mostrar o seu site antes de apresentar os sites da concorrência.

Entenda que o Google recebe cerca de 1 dólar a cada 3 dólares investidos na plataforma.  Por isso, os peixes grandes estão sempre nas primeiras posições!

Entretanto, se você aprender a utilizar a plataforma, pode se dar bem, mesmo investindo pouco. Afinal, o buscador combina sua oferta, ou seja, valor investido + a qualidade do conteúdo oferecido no seu site e no seu anúncio.

Benefícios de anunciar no Google Ads

Existem muitos benefícios em anunciar nessa rede, sobretudo, porque ela oferece métricas precisas e seu alcance é ilimitado!

Outro aspecto a ser considerado, é seu alto poder de segmentação. Existem abas para segmentar tópicos e canais, público-alvo, região etc.

Confira alguns exemplos das ferramentas que você vai encontrar no Google Ads:

  • Desempenho de anúncios – Ele te apresenta o número de visualizações, bem como, o comportamento de cada usuário que acessou seu anúncio.
  • Alterações de campanha em tempo real – Você pode alterar suas campanhas a qualquer momento. No entanto, o Google pede entre 4 a 7 dias para analisar a campanha e deixá-la ‘redonda. Isso significa que é importante testar sem mexer, por pelo menos 1 semana.
  • Controle de orçamento – Você pode escolher quanto quer gastar em cada anúncio, ou ainda, ajustar os lances para palavras-chave específicas, a fim de ficar à frente dos concorrentes em determinados termos de busca.
  • Exibição de anúncios – Aqui você define se vai aparecer em rede de pesquisa, sites parceiros ou rede de display.
  • Programação de exibição – Você escolhe os dias e horários em que os anúncios serão exibidos.
  • Segmentação de dispositivos – Os anúncios podem aparecer em todos os dispositivos, ou apenas em um específico. Sendo eles: tablet, celular, computador e até mesmo, aparelhos de tv ligados a internet.
  • Controle de investimento – O Google Ads te permite pagar por mês, por dia ou por campanha.
  • Avaliar o ROIA plataforma te deixa observar quantos cliques seus anúncios receberam, quantas impressões foram registradas, bem como, quantas conversões foram contabilizadas. Isso facilita na hora de calcular o Retorno Sobre o Investimento.
kim walachai produtora de conteudo

E o que é o Google Adwords Express?

O Google Adwords Express tem sido considerado uma boa opção para o pequeno empreendedor, que muitas vezes, sequer possui um site.

Isso porque, diferentemente do Google Ads, ele não exige um link externo para site ou blog, apenas um telefone de contato, já é o suficiente para anunciar.

Além disso, ele é mais simples e intuitivo, sendo fácil de configurar e fazer alterações manuais.

Motivos para usá-lo:

Dentre os principais motivos para recorrer a esse formato, estão:

  • Não precisa ter um site – É claro que, para ter sucesso na internet é preciso criar um site e um blog para gerar conteúdo e atrair mais clientes. Mas nesse caso, um telefone de contato já serve!
  • As configurações são rápidas e simples – É possível criar anúncios em menos de 15 minutos e colocá-los para rodar imediatamente.

Quem se beneficia dessa ferramenta?

Todo mundo pode se beneficiar dessa plataforma, afinal, os links patrocinados geram visualizações e isso é essencial para qualquer empreendimento que deseja crescer no mercado.

Contudo, pequenos empreendedores, como donos de padarias, pizzarias, marcenarias etc. – podem anunciar seus serviços e produtos, mesmo se não tiverem um portfólio online (site).

Todavia, vale dizer que o ideal, é que o investimento seja voltado para o Google Ads.

Entenda os motivos…

Google Ads ou Google Adwords Express: Qual usar?

Depois de muitos boatos, o Google confirmou a união das duas ferramentas, e apresentou as “Campanhas Inteligentes”. É isso mesmo! O Google Adwords Express, agora está vinculado ao Google Ads e se chama “Smart Campaigns”.

Portanto, esse artigo é para te dizer que a partir de agora, não existe mais um link que te leve para a plataforma “Express”. Os serviços são os mesmos, porém agora só existe o Google Ads e essa nova modalidade dentro dele, chamada “Smart”.

Mas pode relaxar, que a plataforma continua oferecendo um serviço de excelência e vale muito a pena usufruir!

kim walachai produtora de conteudo

E aí, você já investe em anúncios pagos? Deixe seu comentário!

E aproveite para compartilhar nosso conteúdo em seu Facebook!

Abraços e sucesso sempre!

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s