Análise Swot: O que é e como fazer?

A análise SWOT (strengths / weakenesses / opportunities / trheats), é mais conhecida aqui no Brasil como análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). Ela é uma ferramenta de planejamento estratégico bem simples, no entanto, muito completa.

Sua aplicação é destinada, principalmente, a avaliar a viabilidade de um projeto. Além disso, ela consegue apontar pontos específicos que podem requerer medidas complementares, a fim de que a navegação da empresa no ambiente competitivo seja mais segura e bem-sucedida.

Imagine um general à frente de um exército, com a incumbência de vencer uma batalha. Com base em quê, ele tomará a decisão de atacar? Sem dúvida, ele precisará identificar:

  • Quais são as oportunidades que podemos usar para ganhar a batalha com o mínimo de perdas materiais e humanas;
  • Se nossos recursos materiais e humanos são suficientes para empreendermos a batalha com amplas condições de vencer;
  • Quais são os riscos oferecidos pelas diversas variáveis que precisamos driblar, conter ou mitigar;
  • Quais são as nossas fraquezas que podem ser exploradas pelo inimigo.
kim walachai produtora de conteudo

A estratégia é o produto da análise de Swot

Diante das respostas acima, a empresa desenvolverá suas estratégias globais, visando, sobretudo, a proteção dos recursos dos investidores.

Em outras palavras, isso quer dizer que podemos estar diante de boas oportunidades de mercado. No entanto, se os riscos são altos e não gerenciáveis, assim como faltam recursos essenciais para iniciar a atividade de forma competitiva, o melhor é que o empreendimento seja adiável, sob o risco de acabarmos sucumbindo ante nossas fraquezas e ante as ameaças.

Se, por outro lado, temos recursos para enfrentar os desafios e boa capacidade de gestão de riscos, é possível que o melhor caminho seja prosseguir.

Eis no que consiste a importância da análise de Swot enquanto ferramenta estratégica. Ela será capaz de apontar a viabilidade do negócio. Caso seja viável, apontará caminhos para que você consiga:

  • Explorar as melhores oportunidades;
  • Identificar quais os pontos fortes, com o intuito de melhor explorá-los, bem como, conhecer seus pontos fracos, para obter recursos humanos e materiais capazes de eliminar as fraquezas;
  • Identificar claramente as ameaças ao sucesso do empreendimento, de modo a poder avaliar quais medidas podem ser tomadas para neutralizá-las ou, ao menos, estar preparado para enfrentá-las.

Oportunidades

No mundo dos negócios, as oportunidades, são aquelas situações que podem ser exploradas pela empresa para obter crescimento e lucros.

Um bom exemplo de oportunidade é a crescente demanda por políticas de reciclagem de resíduos sólidos. A coleta, tratamento e direcionamento desses resíduos para a indústria, é a atividade chave do processo de reciclagem.

Como há uma crescente demanda, decorrente da necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, cada vez mais a indústria procura a matéria-prima reciclada, o que implica em grande oportunidade para quem pretende explorar essa atividade econômica.

Uma vez que é identificada essa oportunidade, a empresa fará um estudo de viabilidade estratégica e econômica, procurando identificar se ela é real, com base:

  • No tamanho do mercado;
  • No tamanho e grau de sofisticação da concorrência;
  • Na participação de mercado dos players atuais;
  • Na margem de lucro do setor;
  • Etc.

Forças

As forças são os recursos e atributos da empresa. Pode ser um produto inovador, desenvolvido pelos engenheiros, pode ser a equipe com alta capacitação, assim como o prestígio da marca junto ao público consumidor.

São as forças que impulsionarão a empresa para frente, e determinarão se uma empresa tem capacidade e diferenciais competitivos para enfrentar concorrentes diretos e indiretos.

Fraquezas

As fraquezas estão relacionadas aos pré-requisitos de projeto, e a capacidade da empresa de preenchê-los de forma satisfatória e com alto grau de capacidade competitiva.

Você pode constatar que explorar o mercado de Aparas para reciclagem é realmente uma grande oportunidade, mas a questão é saber para quem. Se a sua empresa não tem nenhuma expertise, instalações ou equipamentos, assim como o core business atual não tem nenhuma relação com essa atividade, tudo indica que não seria uma boa ideia.

No entanto, se a empresa tiver uma excelente condição financeira, com dívida reduzida, capital de giro e lucros recorrentes, pode ser que valha a pena investir para transformar as fraquezas em forças.

Ameaças

Você já deve ter ouvido falar em gestão de riscos. Consiste em identificar os riscos inerentes à sua atividade e tomar medidas preventivas para evitar que as ameaças se transformem em danos ao negócio e prejuízos financeiros.

Por exemplo, o proprietário de uma frota de caminhões de transporte de cargas, está ciente de que o roubo de cargas no Brasil é uma ameaça iminente, portanto, deve adotar medidas para evitar que a ação de ladrões ocorra. Tal como, isso não sendo possível, ao menos deve garantir que não haja prejuízos financeiros decorrentes do evento, tanto para a transportadora, quanto para o fabricante ou distribuidor.

Da mesma forma, se uma empresa de engenharia civil tem trabalhadores que operam em situações de risco, deve tomar todas as medidas para protegê-los da ameaça representada por acidentes de trabalho. Afinal, além do fator humano, a empresa terá que arcar com o custo da reposição da mão de obra e de possíveis indenizações. Sem contar com as penalidades decorrentes da omissão frente às normas de segurança do trabalho.

Portanto, as ameaças são identificadas para que sejam neutralizadas, ou ainda, que sejam equacionadas.

Como fazer análise de Swot?

Apesar da importância da análise de Swot no planejamento estratégico, ela é muito simples de fazer.

Basta você traçar a imagem de um quadrado ou retângulo e dividi-lo em quatro quadrantes.

Nos quadrantes superiores você relaciona as Forças e Oportunidades.

Nos quadrantes inferiores, você deve relacionar as Fraquezas e Ameaças.

O produto da criação dessa matriz tão simples, é uma visão estratégica do seu negócio, que ajudará a orientar os seus próximos passos.

Espero ter respondido a dúvida sobre o que é análise de Swot e qual a sua importância no processo de planejamento estratégico.

Mas caso você queira saber algo além do que foi dito aqui, deixe seu comentário.

kim walachai produtora de conteudo

E se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com um amigo!

Abraços e sucesso!

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s