Google Acadêmico: O que é e como usar?

Você já ouviu falar em Google Acadêmico? Bom, se você é estudante universitário, pretende fazer uma pós, mestrado ou até mesmo, um doutorado, precisa conhecer essa ferramenta incrível!

O propósito do Google Acadêmico é ajudar pessoas como você a encontrar artigos científicos, informações, citações e teses sobre os mais diversos temas. É uma ferramenta poderosa para quem está diante do desafio de fazer um TCC, mas também para aquele público curioso e estudioso, que deseja aprofundar o conhecimento sobre determinados temas.

Temos, atualmente, um tipo de profissional para quem o Google Acadêmico pode ser muito útil, que são os web writers, também conhecidos como produtores de conteúdo. Na medida em que aprofundar temas se torna um recurso importante perante os mecanismos de rankeamento de conteúdo do próprio Google, estamos diante de um poderoso aliado.

O marketing de conteúdo tem como finalidade servir de ponte entre empresas e consumidores. Logo estar na primeira página do Google é fator de sucesso para a estratégia. No entanto, é, sem dúvida alguma, o público acadêmico quem mais se beneficia dessa ferramenta, pois é possível acessar milhares de artigos científicos nas mais diversas línguas, dos mais diversos autores.

Apesar de atender ao público acadêmico, a ferramenta pode auxiliar também estudantes secundaristas em suas pesquisas. Tudo é uma questão de querer ir mais fundo no tema.

kim walachai produtora de conteudo

Benefícios de utilizar o Google Acadêmico

O Google Acadêmico é produto do avanço da tecnologia digital e da internet, cujo maior benefício é aproximar pessoas, fatos e coisas no tempo e no espaço.

Pense em como era produzir um artigo científico, um TCC ou mesmo um livro até o século passado. As pessoas eram obrigadas a se deslocar até a biblioteca para buscar, em meio a um gigantesco acervo, obras que oferecessem argumentos ao desenvolvimento de suas próprias teses.

É claro que você não pode prescindir de obras completas e mesmo o Google Acadêmico pode, em alguns casos, fazer nada mais que direcionar sua pesquisa para publicações que você terá que pagar, como aquelas que estão publicadas em revistas científicas de circulação restrita.

Ainda assim, nesse mesmo aspecto está o maior benefício da ferramenta, que poderá te ajudar a definir as diretrizes de pesquisa, a fim de te orientar e garantir a agilidade na produção acadêmica.

Em alguns casos, tal a riqueza do acervo, é possível que você desenvolva todo o trabalho com base nas publicações disponíveis.

Podemos, portanto, definir como principais benefícios do Google Acadêmico:

Conveniência

É possível acessar o acervo de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso ter um dispositivo e uma conexão.

Escala

Se você tiver munido de um equipamento eficiente, dá para gerenciar janelas simultâneas, com o intuito de manipular variados materiais ao mesmo tempo.

Além disso, a ferramenta possui um vaso acervo, que reúne milhares autores, sendo que, todos eles podem ser acessados de um só dispositivo.

Rapidez

Sem a necessidade de deslocamentos e podendo acessar um vasto acervo a partir de seu dispositivo, a qualquer hora e de qualquer lugar, sua produção tende a progredir mais rapidamente, com grande economia de tempo.

Custos

Além da redução do custo “tempo”, você pode obter ganho em custo financeiro, seja pela eliminação da aquisição de bibliografia, seja pelos deslocamentos até a biblioteca.

Como pesquisar no Google Acadêmico

Se você já está sofrendo antecipadamente, achando que vai ser difícil acessar essa plataforma, saiba que é mais fácil do que você pensa!  Ao clicar nesse link, a primeira impressão que você terá é de que está na página comum do Google.

O processo é semelhante, mas o Google Acadêmico tem recursos específicos, que só servirão para refinar sua pesquisa e ajudá-lo a obter os melhores resultados.

O primeiro recurso que você tem é a barra de busca, em que você insere os termos. Os resultados serão exibidos de acordo com os critérios de rankeamento para o termo de busca que você usou.

No topo de cada item rankeado, do lado esquerdo, você tem a identificação de que tipo de material se trata, se artigo em PDF, livro ou material em HTML, que são as publicações existentes em sites diversos.

Na barra vertical esquerda você tem alguns filtros para ajudá-lo a mais facilmente encontrar o que procura. Você pode estipular:

  • O período histórico da busca;
  • Classificação por relevância ou por dados;
  • Busca em qualquer idioma ou exclusivamente em português;
  • Inclusão ou não de patentes e/ou citações na busca.

Na barra superior, do lado esquerdo, ao lado do logotipo “Google Acadêmico”, existe uma barra de três linhas. Ao clicar nela, você terá acesso a uma ferramenta de buscas avançadas.  Basta clicar em “Pesquisa avançada”.

Fazendo isso, você acessará o módulo que é o grande filé mignon para pesquisadores. Nele, você pode fazer diversos tipos de filtragens, dirigindo sua pesquisa direto ao ponto que deseja.

Os filtros são:

  • Palavras chaves;
  • Frases exatas;
  • Local em que as palavras chave aparecem no artigo;
  • Autor;
  • Publicação;
  • Ano ou período em que foram publicados os artigos.

Vá em frente!

Agora que você já sabe um pouco do que o Google Acadêmico tem a oferecer à sua produção, é só dar o próximo passo, clicar no link e ir em frente. Há um imenso e maravilhoso mundo de informações e produção intelectual esperando por você.

Em última análise, você não precisa ser acadêmico. Ao contrário, basta ser movido por uma grande vontade de saber cada vez mais sobre temas de seu interesse.

Vá em frente e boa pesquisa!

Lembrando que nós da KW Conteúdo estamos sempre atentos às inovações do mercado tecnológico, no que se refere à produção de conteúdo rico e irreverente.

Por isso, ao precisar de conteúdo para o seu blog, site ou redes sociais, fale conosco!

kim walachai produtora de conteudo

Ficaremos felizes em ajudar!

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s