Roteiro de Vídeo para Youtube: Como criar uma boa história?

Para fazer seu canal crescer é preciso saber como escrever uma boa história. Confira esse guia com dicas de como criar um roteiro de vídeo para youtube. 

Embora muitas pessoas queiram descobrir como crescer no youtube sem pagar, poucas pessoas realmente estão interessadas em trabalhar duro para ‘bombar’ na rede, o que por consequência, faz com que muitos canais não sobrevivam por muito tempo.

Além disso, manter a consistência pode ser uma tarefa árdua, e essa é outra razão para milhares de pessoas desistirem de seus canais.

Entretanto, com um pouco mais de esforço você consegue construir sua audiência, ainda que não publique vídeos diariamente. Quer saber como isso é possível?

Através da criação de um Roteiro de Vídeo para Youtube imbatível!

kim walachai produtora de conteudo

Como planejar seu Roteiro de Vídeo para Youtube?

Antes de mais nada, é preciso compreender que o roteiro é o primeiro passo para a criação de um vídeo de sucesso. Afinal, é através dele que as informações poderão ser compiladas de um jeito simples, com o intuito de ser facilmente compreendida pelo público.

A fim de garantir que o seu vídeo se torne viral, você precisará de um bom planejamento, pois ele ‘guiará’ o percurso do roteiro do início ao fim. E para dar vida ao seu roteiro, comece indo atrás de um objetivo, ou seja, saiba exatamente o por quê de estar fazendo o vídeo e para quem está fazendo.

Certamente, quando essas duas perguntas são respondidas, fica mais fácil partir para os próximos passos com mais confiança.

Depois de ter descoberto o motivo do seu vídeo e o público que assistirá a gravação, é preciso colocar a mão na massa.

Passo a passo para criar seu primeiro Roteiro de Vídeo para Youtube

Agora que você já sabe por onde o seu planejamento deve começar, precisa se dedicar a história que dará vida ao seu roteiro.

E nesse caso, tudo o que precisa ser feito é abrir sua mente criativa de maneira dinâmica, pois isso te ajudará a seguir a base de qualquer história, seja para vídeos ou para criar artigos para blog, um livro de romance, crônicas etc.

Para construir seu roteiro de vídeo para youtube, você pode seguir o seguinte passo a passo:

  1. Visualize a história em sua mente e desenvolva uma mecânica que seja facilmente reproduzida por você;
  2. Construa uma personagem (que nesse caso será você mesmo) que irá narrar a história através de uma outra perspectiva;
  3. Depois escreva uma descrição de cada cena (você pode dividir em capítulos e ir cortando o vídeo a cada novo início de um outro capítulo);
  4. Feito isso, comece a formular a edição do vídeo. Reflita sobre o movimento entre as cenas, a música de fundo, os efeitos visuais e sonoros etc. Isso vai começar a dar vida ao seu vídeo, bem como, ao seu roteiro.
  5. Por fim, escolha o cenário e comece a escrever a história.

O roteiro de vídeo para youtube, nada mais é do que um guia para dar início a gravação, mas é claro que a parte mais difícil vem agora: construir a história.

kim walachai produtora de conteudo

Dicas para criar uma história inesquecível

Depois de ter criado um roteiro, é preciso organizá-lo. Contudo, essa organização basicamente, visa te orientar durante o trajeto. Afinal, ninguém quer ficar perdendo tempo pensando em como agir, o que vestir e para onde olhar…

Porém, será necessário se organizar para conseguir dar sequência às cenas, sem que você fique sem saber como agir nos intervalos de cada uma delas. Então, comece sua história a partir dessa primeira orientação.

Entenda como isso funciona na prática:

Comece escrevendo a introdução da história

No Youtube é importante abordar o assunto principal, já nos primeiros 30 segundos do vídeo, do contrário, corre o risco de fecharem sua janela antes mesmo de descobrirem sobre o que você está falando.

Em segundo lugar, lembre-se que após a introdução é válido inserir uma pequena vinheta, pois ela será a ‘cara do seu canal’.

Portanto, agora você já tem um começo.

Olhe nos olhos do seu público

Agora desenrole sua história, partindo da premissa de que você está tendo uma conversa com um amigo. Sendo que, é necessário contar todo o “caso” de maneira leve, ainda que o assunto seja “pesado”.

Quando você cria uma história dessa maneira, tem o benefício do ‘não julgamento’, pois um amigo tende a ouvir o que você tem a dizer, o que por sua vez, faz com que a conversa seja muito mais tranquila.

Lembre-se que no caso do roteiro de vídeo para youtube, ‘seus amigos’ vão deixar comentários após terem ouvido sua história, portanto, você está livre de interrupções.

Defina o tom da sua voz

Ainda seguindo a lógica de que você estará conversando com um amigo, saiba como irá dizer as coisas para ele.

Seu público é jovem? Merece uma linguagem informal e com gírias?

Ou se trata de um público mais casual, com pessoas de idade avançada?

Essas questões te ajudarão a criar uma história condizente com o que as pessoas esperam ouvir de você.

Dê início, meio e fim para sua história

Não é justo com ninguém começar a ler ou ouvir uma história que não termina. Por isso, crie um final, ainda que não seja feliz.

Se o vídeo tem uma introdução, precisa de um contexto, tal como, é importantíssimo ter um fim coerente com tudo o que você disse ao longo da história.

Dependendo do assunto abordado, encerre o vídeo com uma chamada para ação convidando as pessoas a continuarem acompanhando seu canal para receber mais dicas sobre o tema.

Além disso, as chamadas para ação são obrigatórias em qualquer vídeo, pois elas podem servir de alicerce para seu canal. Sendo assim, sempre convide sua audiência para se inscrever, curtir, comentar etc.

Ah, e não esqueça de ler seu roteiro em voz alta e sempre olhando para a câmera, hein!?

E aí, você tem outras sugestões para criar um bom roteiro de vídeo para youtube? Então deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nosso conteúdo com seus amigos das redes sociais.

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

8 pensamentos

  1. Não tenha! Se for o caso, grave vídeos em que apenas sua voz “aparece”. Vídeos assim tem funcionado bastante!! Não desista, porque vale muito a pena! Obrigada por nós acompanhar aqui no blog! Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s