Marketing Digital 2020: Como vender mais pela internet

Humanização do Marketing. Anúncios ainda mais segmentados. Conteúdo personalizado e com voz própria. Confira as Tendências de Marketing Digital 2020.

Eventualmente, surgem novidades no universo do Marketing Digital. Afinal, é preciso manter as ferramentas atualizadas, a fim de garantir o sucesso das campanhas e dos trabalhos executados nesse sentido.

Em função disso, em 2019 o RD Summit, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, apresentou 8 tendências de Marketing Digital para 2020. 

Dentre as principais estão:

  • Humanização do Marketing e Email;
  • Produção de Conteúdo por voz;
  • Anúncios Segmentados por estágio de Funil de Vendas.

Continue sua leitura para conhecer todas as tendências e saber exatamente o que fazer para vender mais pela internet.

O que é o RD Summit?

Antes de tudo, entenda um pouco mais a respeito do RD Summit.

O RD Summit é um grande evento de oportunidades para empreendedores de diversos segmentos. Ele reúne anualmente, nomes consagrados das áreas de marketing, vendas, tecnologia etc. Com o intuito de acelerar e impulsionar as vendas e os resultados de quem aposta e investe em Marketing Digital.

Histórico do RD Summit

Com toda a certeza muita gente já passou pelos palcos desse evento magnífico. Que por sua vez, teve sua primeira edição em 2013 – reunindo cerca de 300 profissionais na época.

Contudo, de lá para cá muita coisa mudou e o evento ganhou uma imensa proporção. Para se ter uma ideia, em 2018 o RD Summit teve um público com mais de 10 mil pessoas. E em 2019 concentrou aproximadamente 12 mil.

Dentre os frequentadores estão, empreendedores, vendedores, programadores, gestores etc.

Portanto, se você tem uma empresa que investe ou está pensando em investir no Marketing Digital em 2020, saiba que precisa ficar de olho nas novidades apresentadas por esse evento.

Tendências de Marketing Digital 2020

Em síntese, você sempre terá que procurar por novidades que pipocam na internet, quando o assunto é Marketing Digital. Isso porque, basear seus esforços em projeções, ainda que necessário, pode não ser o suficiente para aumentar suas vendas na internet e melhorar sua autoridade na rede.

Além disso, você já deve saber que por mais que você se empenhe, seus concorrentes estarão na corrida pelo ouro, o que por consequência, te faz trabalhar cada vez mais.

Mas, não se desespere!

A partir de agora você conhecerá as 8 tendências de Marketing Digital 2020, segundo a RD Summit, e saberá exatamente o que fazer para sair à frente da concorrência e começar a vender mais pela internet.

#1 – Humanização do Marketing Digital 

A bola da vez recebe o nome de ‘humanização’. Os palestrantes do RD Summit 2019 garantiram que dentre as maiores novidades está a necessidade de humanizar as ações, sobretudo, por questões de necessidade.

Segundo Liliane Ferrari – especialista em marketing, as empresas deverão se atentar a 3 pilares essenciais. São eles:

  1. Emoção;
  2. Empatia;
  3. Ética.

A profissional conclui dizendo que o ideal é criar uma abordagem direta, reduzindo o uso de promessas e gatilhos de escassez. Nesse hiato, faz sentido deixar com que o cliente faça a compra dos serviços e produtos ‘no seu tempo’, sem forçar ou tentar lançar pensamentos de urgência. Afinal, isso pode resultar em um efeito rebote – onde o cliente pode se sentir lesado e frustrado após a compra.

#2 – Humanização do Email

A humanização realmente está em alta! De tal forma que Ann Handley, fundadora da Marketing Profs e perita em produção de conteúdo, também se posicionou dizendo que será preciso alterar o comportamento em relação ao Email Marketing.

Isso inclui as famosas Newsletters, que contam histórias e apontam para um caminho de empatia e ressonância com as dores e emoções dos clientes.

Portanto, para acertar a mão nessa tendência de Marketing Digital 2020, sua empresa precisa criar um conteúdo segmentado, que encante os clientes e fale individualmente com cada um deles.

#3 – Humanização do LinkedIn

E não podemos deixar de fora dessa lista, a rede social mais querida dos profissionais de todo o mundo, o LinkedIn.

De acordo com Cristiano Santos, Top Voice do LinkedIn Brasil, será preciso utilizar a plataforma para expressar os valores da empresa.

Sendo assim, compartilhe suas experiências, suas opiniões, e claro, suas ideias de melhorias e benefícios para toda a sociedade. Isso certamente, irá te aproximar dos clientes!

#4 – Evolução do Marketing Digital em 2020

Mas o que será que isso significa?

Segundo o palestrante Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, as empresas deverão começar a ‘pensar como publishers’.

Em outras palavras, é fundamental construir uma audiência, fazer parcerias e criar um conteúdo diferenciado, exclusivo e de qualidade!

Por isso, nós da KW Conteúdo sempre batemos na tecla de que é preciso investir em conteúdo para blog, email marketing, mídias sociais e outros formatos!

Em suma, através desse aspecto seu negócio consegue manter um relacionamento duradouro com seus clientes. Potencializando suas vendas e claro, fortalecendo sua imagem na rede.

#5 – Comunicação por Voz

Ainda dando sequência nas principais tendências de Marketing Digital para 2020, o palestrante Edney Souza, referência nacional em blogs e internet, diz que será preciso focar em uma comunicação por voz.

Ou seja, sabendo que as pesquisas por voz estão cada vez mais constantes e somando forças, as empresas já podem começar seus investimentos nesse sentido.

O profissional reitera, dizendo que a ‘era da voz’ virá para substituir a ‘era dos likes’ (que convenhamos, já está mesmo de partida).

#6 – Anúncios Segmentados por Estágios do Funil de Vendas

Fabio Prado, perito em anúncios para internet, revelou que será preciso mudar as estratégias.

Com o efeito de potencializar os resultados, o ideal é criar anúncios segmentadas para cada um dos estágios do funil de vendas.

Essa dica é valiosa, pois será capaz de otimizar os orçamentos, fazendo com que sua empresa economize recursos e consiga acompanhar organizadamente as métricas de cada campanha.

#7 – Conteúdo em Podcast

Dando continuidade a tendência número #5 – Gary Vaynerchuk, ‘guru do marketing’, afirma que é bom ‘já ir considerando’ a criação de um podcast voltados para o seu segmento de negócio.

Segundo ele, os programas feitos em áudio são perfeitos para garantir o alcance orgânico. Além disso, esse formato é de alto valor, o que gera maior autoridade no mercado, destacando sua empresa dos concorrentes.

#8 – SEO e Links Patrocinados unidos no Marketing Digital 2020

Por fim, teremos a união do SEO + Links Patrocinados.

Quem disse isso foi Wil Reynolds, que aposta que, para agilizar processos, economizar dinheiro e melhorar o alcance orgânico, toda empresa deverá unir as duas estratégias.

Na verdade, a maioria de nós já sabe que essa dica é realmente fundamental para empreendimentos que desejam vender mais na internet e fazer com que seus negócios prosperem de maneira significativa.

Portanto, não se esqueça disso e comece suas estratégias de Marketing de Conteúdo e Links Patrocinados o quanto antes!

E aí, o que você achou disso tudo? Deixe seu comentário e não esquece de compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais!

Abraços e sucesso!

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

3 pensamentos

  1. Bem legal! Uma das tendências que está me chamando muito a atenção é o crescimento exponencial do conteúdo em áudio! Cada vez mais demanda!
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s