Procrastinar é o adiamento de uma tarefa, ou ainda, de uma ação. Como resultado, muita coisa fica acumulada, nos estressamos, nos sentimos culpados, perdemos a produtividade…
Sabe aquela louça suja na pia que você deixa para lavar depois? Pois é. Daqui a pouco, vem mais louça e você pensa: “ah, depois eu lavo”.
No final do dia, a pia está transbordando de louça suja e você está cansada(o) demais para encarar a verdadeira guerra civil que é ter que lavar tudo aquilo.
Já parou para pensar, ou vivenciou, o que é o dia seguinte quando você acorda? No início era um copo, um prato, um garfo, uma colher e uma panela. Agora é uma montanha de louça suja desafiando você para uma exaustiva batalha.
Pois acabamos de ver um exemplo de procrastinação e suas consequências.
O que é procrastinar? [Definição]
Portanto, procrastinar é o adiamento de uma tarefa, ou ainda, de uma ação.
Como resultado, muita coisa fica acumulada, nos estressamos, nos sentimos culpados, perdemos a produtividade e, por fim, ainda acabamos sentindo vergonha por não cumprir com nossas próprias responsabilidades e compromissos.
Você também vai gostar de ler: “Como Aumentar minha Produtividade? Truques para Manter a Vida Organizada”

O que fazer para se livrar desse hábito?
Procrastinar é muito ruim porque desorganiza sua vida.
Então, chegou a hora de se livrar desse hábito, pois uma vida desorganizada traz malefícios até mesmo, à saúde, principalmente no aspecto mental, que irradia para o lado físico, provocando fadiga e outros problemas relacionados ao estresse.
Anote aí o que fazer para parar de procrastinar:
#1 – Programe sua rotina
A melhor forma de não deixar nada para depois é programar nosso dia.
Você sabe o que tem que fazer e de quanto tempo necessita para realizar cada tarefa? Ótimo. Ordene as tarefas ao longo do dia.
Você tem tarefas que se repetem diariamente. Portanto, basta ordená-las dentro de sua programação.
Para facilitar a vida, utilize um cronograma diário.
Há outras tarefas que são casuais, como ir ao dentista, preencher a guia do Imposto de Renda e levar o carro para lavar. Essas últimas, você encaixa no tempo que sobrou em sua programação.
Você vai ver como sua rotina vai ficar organizada e tudo vai melhorar. Em função desses hábitos simples, você se sentirá mais confiante e terá um aumento em sua disposição.
#2 – Tenha disciplina
De nada adianta você programar sua rotina e não cumprir o programado.
Para isso, é preciso ter foco e muita força de vontade!
Conserve a disciplina! Cumpra os horários e faça as tarefas que estão programadas. Sua mente vai acabar se adaptando a essa conduta e logo tudo se tornará ainda mais fácil.
#3 – Recompense-se
Nosso cérebro adora recompensas. Diga a ele como você será recompensado se fizer tudo como manda o figurino.
Isso significa dizer que, a sua programação deve incluir uma boa fatia de tempo para fazer coisas que lhe proporcionem prazer e satisfação.
Você não pode pensar no lazer como coisa que só existe no fim de semana. É preciso que todos os dias você se recompense pelos seus esforços.
Lembre-se que a vida é para ser vivida, independente do tempo que você leva para trabalhar em suas obrigações.
#4 – Organize-se e jogue fora o que é desnecessário
Pense em quantas coisas você guarda que não servem para nada. Estamos falando tanto de objetos quanto de pensamentos e memórias inúteis.
Foque no que é importante e jogue o que é supérfluo fora!
No campo da mente, se livre de crenças, pensamentos e memórias que só servem para causar confusão e desconforto mental.
No campo dos objetos, faça uma limpeza no armário e livre-se do que está só ocupando espaço. Assim você não terá tanta dificuldade em organizar o que sobrou. Além disso, vai parar de perder tempo procurando por coisas que antes, estavam mergulhadas na gaveta.
#5 – Estabeleça limites para as redes sociais
As redes sociais viciam, mas o pior é que a maior parte do tempo que passamos nelas é, fazendo atividades que por vezes, em nada nos agrega.
É claro que jogar conversa fora e dar algumas risadas faz parte da vida e é salutar, mas, é fundamental que você estabeleça limites.
Tenha também um horário livre para elas. Fora desse horário, esqueça o celular.
Livre-se dos ladrões de tempo!
Adote essas dicas em sua vida e você verá como a procrastinação sairá de cena. Sua vida vai mudar, e muito, para melhor!
Leia também: “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa”
E aí, o que você tem feito para parar de procrastinar?
Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com os amigos!
Nenhum pensamento