Isolamento Social: 7 Aprendizados Para Carreira

O isolamento social traz diversos malefícios à sociedade, no entanto, é possível avaliar o quadro por uma perspectiva inovadora e otimista. Confira!

A ideia de isolar-se dos demais nunca foi tão assustadora. Afinal, viver em sociedade nos enche de possibilidades.

Contudo, devido ao COVID-19, o isolamento social no Brasil está em andamento desde meados de março e, em menos de um mês os efeitos negativos já começaram a aparecer, sobretudo, no mundo dos negócios.

O medo das empresas e dos colaboradores está evidente, pois o baque na economia não será pequeno.

Todavia, usar o isolamento social como forma de aprendizado, é uma maneira positiva de ver as coisas e que, realmente pode trazer muitos resultados, principalmente para quem deseja aprimorar sua carreira profissional.

Leia também: “Marketing Pessoal: Dicas e Exemplos”

7 Aprendizados Para Sua Carreira Profissional

Confira a seguir, 7 aprendizados para sua vida profissional em época de isolamento social:

#1 – Veja o Isolamento Social como Oportunidade para Evoluir

Ainda que o isolamento social não seja fácil para ninguém, há pessoas e negócios que estão se saindo bem.

Nesse momento, é preciso manter o foco nas oportunidades que o isolamento pode proporcionar. Portanto, crie uma solução para aumentar as vendas, ou mesmo, para aprimorar seus conhecimentos.

Como por exemplo, faça cursos online para fortalecer o seu currículo, aprimore o inglês, estude ferramentas de gestão e outras coisas do gênero.

#2 – Avalie seu Desempenho Individual

Muitas vezes trabalhamos em equipe no nosso dia-a-dia. E mesmo que não seja de forma direta, a comunicação entre os funcionários ajuda o trabalho a fluir mais.

As “conversas de corredor” podem ser muito úteis e, de fato, resolver diversos problemas.

Mas, e quando estamos sozinhos e não podemos recorrer de forma rápida às outras pessoas?

Você tem a capacidade de lidar com suas próprias tarefas e resolvê-las?

Sabe buscar meios para solucionar os desafios?

O isolamento social pode ajudar a desenvolver mais independência. Pratique a autoavaliação, através da observação!

#3 – Use o Isolamento Social para Aprender a se Comunicar Melhor

A comunicação fica mais difícil quando o trabalho é feito em casa. E por isso, é fundamental entender que a falta de comunicação pode gerar vários problemas.

O aprendizado, aqui, é entender que tudo deve ser muito bem detalhado. Utilize ferramentas que te ajudem a estabelecer uma comunicação direta e eficiente com seus colegas de equipe, colaboradores, familiares e amigos.

#4 – Trabalhe o Foco no Home Office

Quem tem foco no Home Office, tem tudo!

Trabalhar em casa é realmente algo difícil, pois existem muitas distrações nesse ambiente.

Mas, é totalmente possível aprender a manter o foco no trabalho home office, que por sua vez, poderá potencializar essa habilidade, quando você tiver que voltar a sua rotina de trabalho no escritório.

Dicas para melhorar o foco no trabalho em casa:

  • Buscar um ambiente silencioso;
  • Trabalhar em um quarto iluminado;
  • Não ter distrações visuais;
  • Manter um copo de água sempre do lado;
  • Se possível, deixar o celular em outro cômodo.

#5 –  O meio Digital têm muito a Oferecer durante o Isolamento Social

Quando o assunto é aprendizado em isolamento social, é impossível não citar o quanto o meio digital se faz essencial. E ele pode ser explorado de diversas maneiras.

Para quem busca novas oportunidades durante a recessão, usar a internet como ferramenta de marketing é uma grande estratégia!

As pessoas não podem sair de casa e, as compras realizadas pela internet aumentam consideravelmente. Se você for dono do próprio negócio e, se sua empresa tem a possibilidade de oferecer produtos online, então o fluxo de vendas poderá continuar.

Entretanto, se você for um profissional em busca de renda extra, por exemplo, utilize plataformas freelances para oferecer serviços online, como atendimento, suporte e etc.

Investir em marketing digital nesse momento é a garantia de que as pessoas irão encontrar você e/ou o seu produto e serviço. Portanto, quanto maior a visibilidade, maiores são as chances de vendas!

#6 – Aprenda a Gerenciar sua vida e seu Negócio

Gestão é essencial em qualquer tipo de situação.

Seja você um profissional à procura de aprimoramento, ou um empreendedor que deseja ver seu negócio decolar, saiba que não há como fugir dessa realidade.

Somente mantendo ‘a vida organizada’ será possível garantir o bom andamento das atividades diárias.

Para te ajudar nesse quesito, deixo aqui o nosso artigo sobre Gerenciamento de Equipe, que por sua vez, apresenta dicas incríveis que valem para a vida pessoal e profissional.

#7 – Durante o Isolamento Social Explore sua Criatividade

E por último, seja um profissional criativo!

Há muitas maneiras de potencializar sua criatividade, no entanto, é preciso se esforçar para desenvolver seu processo criativo em meio à uma pandemia!

Estimule seu cérebro, observando pessoas e situações (ainda que virtualmente). Faça uma análise detalhada do que poderá ser aprimorado em sua carreira, após à crise.

Além disso, inove nos processos! Ainda que você tenha que realizar as mesmas tarefas diariamente, inverta as ordens, mude as coisas de lugar e faça com que o isolamento social se torne algo prazeroso (ainda que por um curto período de tempo).

Fique em Casa!

Lembre-se de clicar em um desses botões que ficam aqui embaixo para compartilhar esse conteúdo com aquele amigo que já não sabe o que fazer para se animar durante a quarentena.

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s