TOP 6 Dicas para Otimizar suas Páginas e Aumentar as Conversões

Saber como otimizar suas páginas é um cuidado essencial para quem trabalha empreendendo na web e deseja elevar sua taxa de conversão.

Afinal de contas, todo o caminho percorrido pelo cliente em sua jornada de compra acaba influenciando diretamente em sua tomada de decisão.

Ou seja, cada página acessada por ele, desde sua Lading Page até a página de pagamento, é decisiva para que ele opte por comprar ou não o seu produto e/ou serviço.

E se você acha que apenas inserindo uma boa imagem assim como uma descrição bem elaborada, ou um preço atrativo é o suficiente para converter seus acessos em vendas, está enganado.

Confira a seguir, algumas das melhores dicas sobre como manter suas páginas otimizadas e, com isso, garantir mais vendas.

Leia também: “Como Conseguir Conteúdo para Blog”

kim walachai produtora de conteudo

1. Como otimizar suas páginas e vender mais – O design impacta diretamente na experiência do cliente

Um usuário que entra em um site com poluição visual ou que demora demais para carregar, dificilmente é retido. Por isso, o design é um dos elementos mais importantes da otimização.

É preciso investir em um layout que ajude a condicionar o cliente até a compra, e que também não demore para carregar.

Nesse sentido, é válido trabalhar com botões de ação ao longo das páginas, assim como, é essencial disponibilizar conteúdos que ajudem a trabalhar o funil de vendas.

2. Coloque elementos de Upsell e Cross-sell

Upsell e Cross-sell são duas técnicas que visam justamente aumentar não apenas as vendas, mas o valor que os consumidores gastam em cada venda. Para isso, elas trabalharão com sugestões.

No caso do Upsell, são oferecidos produtos bem como serviços adicionais de uma mesma categoria. Dessa forma, o ticket médio das compras dos consumidores irá aumentar.

Vamos supor que você oferece um curso de 20 horas, aqui seria ofertado um de 40h, mostrando os diferenciais desse adicional.

Já no Cross-sell, o objetivo é oferecer produtos e serviços complementares. Usando o exemplo anterior, ao invés do curso maior, você poderia oferecer um e-book com conteúdos adicionais.

3. Valorizar a experiência mobile é uma boa dica para otimizar suas páginas e vender mais

A grande maioria dos acessos a internet é feita através de dispositivos mobile. E isso se deve a alguns fatores, como o fato de muitos brasileiros usarem a internet móvel.

Portanto, se você quer aumentar as vendas é importante manter o seu site sempre responsivo.

Ou seja, ele precisa ser fácil de carregar, ter boa usabilidade, ser intuitivo e ser “navegável” por diferentes dispositivos.

4. Saiba trabalhar a usabilidade e melhorar e experiência do cliente

Usabilidade, bem como, experiência – são dois elementos extremamente valorizados pelos consumidores.

Logo, uma das dicas para otimizar suas páginas é investir nesses dois pilares. E existem várias formas de se fazer isso, tais como:

  • Permitir o cadastro para compra através da integração com e-mail bem como redes sociais;
  • Usar Pop-ups não invasivos;
  • Garantir a otimização de pagamento através da utilização de ferramentas como G-Pay e Paypal;
  • Manter o site leve e carregando com facilidade até mesmo em internet móvel;
  • Elementos responsivos para qualquer tipo de tela.

Perceba que essas dicas completam o tópico anterior. Tudo está alinhado!

Mas, essas são apenas algumas das inúmeras formas de garantir mais usabilidade para o usuário.

5. Trabalhe com Remarketing para otimizar suas páginas e vender mais

O remarketing é uma estratégia que ajuda tanto na otimização de páginas, como também na fidelização de clientes e no aumento de faturamento.

Basicamente, nessa técnica você tentará angariar os clientes que de alguma forma se “perderam ao longo do caminho” da compra.

Para isso, você terá que trabalhar diretamente com ferramentas de monitoramento para saber em que etapa o usuário desistiu da ação.

Por exemplo, vamos supor que o consumidor fez todo o trajeto para comprar um e-book, mas na hora de pagar desistiu quando viu o pagamento apenas à vista.

Uma das suas estratégias pode ser, justamente, oferecer uma opção parcelada, com ou sem juros, bem como, avisar o cliente sobre a novidade – através do e-mail que ele te informou durante o processo.

6. Tenha um espaço para avaliações

Por fim, a última dica para otimizar suas páginas é implementar um espaço onde os clientes possam deixar suas avaliações sobre o produto ou serviço.

Os consumidores da nova geração, geralmente, procuram esse tipo de depoimento antes de fazer uma compra.

Só para ter uma ideia 92% dos brasileiros que compram pela internet afirmam que confiam na palavra de outros consumidores.

Inclusive, muitos consideram esse tipo de avaliação na hora de decidir comprar um produto bem como contratar um serviço.

Por conta disso, ter um espaço para mostrar esses depoimentos pode fazer toda a diferença em suas vendas.

Conclusão

Otimizar suas páginas é um trabalho constante e que exige muita dedicação da sua parte. Afinal de contas, o comportamento dos consumidores está mudando o tempo todo, assim como, novas tendências no nicho de marketing digital sempre estão surgindo.

Logo, é preciso ficar de olho e se adequar a essas mudanças, a fim de garantir muitas vendas.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!!!  

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s