Desespero: Análise do Auxílio Emergencial

Cadastros realizados entre os dias 07 a 10 de abril sem resposta. Análise do Auxílio Emergencial Demorando. A população anseia por uma solução!

Decerto, quem trabalha com comunicação sente dificuldade em dar uma resposta coerente e assertiva para a população, que por sua vez, merece um esclarecimento.

Desde o primeiro anúncio sobre o Auxílio Emergencial de R$600,00 para pessoas de baixa renda, MEIs, trabalhadores informais etc… Muitas medidas foram apresentadas aos brasileiros, que anseiam por uma resposta urgente.

Entretanto, ao longo dos dias, mudanças e alterações no projeto deixaram milhões de pessoas sem o benefício.

É totalmente compreensível que não seja nada fácil para a Dataprev e para a Caixa Econômica Federal, processar milhares de dados em tempo recorde.

Todavia, algumas pessoas que cumprem os requisitos do Governo, estão relatando que se inscreveram nos primeiros dias para receber o auxílio e, surpreendentemente, continuam com o status do pedido “em análise”.

Em contrapartida, existem tantas outras pessoas que não precisam do benefício e mesmo assim, já foram aprovadas!

O que está acontecendo?

Leia também: “Sou MEI e ainda estou em análise”

Por que a Análise do Auxílio Emergencial está Demorando?

O Ministério da Cidadania, a Dataprev e a Caixa Econômica, haviam anunciado o fim da análise dos pedidos realizados entre os dias 7 e 10 de abril, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Sendo que, inicialmente, o prazo era de até 5 dias úteis após o cadastro, para receber uma resposta sobre a situação do pedido.

Contudo, a própria Caixa veio a público dizendo que esse prazo era apenas uma estimativa, visto que o volume de pedidos é muito alto, o que causa sobrecarga no sistema e atrasa os resultados.

Isso acontece, porque o banco depende da liberação dos cadastros aprovados pela Dataprev, para só depois, realizar os pagamentos.

Além disso, o Ministério da Cidadania explicou que “o processo de pagamento do auxílio emergencial é complexo, envolve vários fatores e tem sido conduzido com total transparência”.

Talvez o grande problema nisso tudo seja a falta de critério quanto o recebimento do auxílio.

Sendo que, como foi dito anteriormente, trabalhadores relataram que cumprem todos os requisitos e ainda estão em análise, enquanto pessoas que não “se enquadram nas exigências” receberam o benefício!

Não Haverá Antecipação da Segunda Parcela

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, havia dito que a segunda parcela do benefício começaria a ser paga hoje (23 de abril). No entanto, houve a necessidade de adiar esse pagamento.

Diante de tantas incertezas, o Ministério da Cidadania anunciou que não conseguirá realizar a antecipação da segunda parcela “por fatores legais e orçamentários”.

Em nota, o Ministério disse que está impedido legalmente de fazer a antecipação do Auxílio Emergencial “pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise”. Essa suspensão do pagamento foi recomendada pela Controladoria Geral da União (CGU).

O Ministério da Cidadania solicitou ao Ministério da Economia um complemento orçamentário para dar conta de pagar o auxílio de todos, incluindo àqueles que estão sofrendo com a demora da Análise do Auxílio Emergencial.

Lembrando que o objetivo dessa ação é assegurar que o pagamento seja feito a “todos os que forem elegíveis de acordo com a lei”.

A Dataprev processou até agora 32 milhões de cadastros e afirma que ainda falta analisar de 7 a 12 milhões. A saber que, a conclusão das avaliações está prevista para sexta-feira (24).

Por fim, compartilhe esse conteúdo com quem precisa receber essa informação!

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s