E-mail Marketing: Exemplos para Vender Mais

A ferramenta de E-mail Marketing é um canal de comunicação entre negócios e clientes. Sendo cada vez mais essencial dentro das estratégias de Marketing Digital.

Cada ferramenta do Marketing Digital tem sua função. Nesse hiato, o E-mail Marketing aparece como sendo um comunicador entre o cliente e a empresa.

Nesse sentido, seu negócio pode divulgar uma campanha, promover um produto ou serviço, ou simplesmente, nutrir o bom relacionamento com o cliente.

Portanto, pode-se dizer que o maior objetivo dessa estratégia é fidelizar clientes para aumentar o faturamento da empresa.

Leia também: “Público-alvo: O que é e como definir o seu?”

Conceito de E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada como técnica de marketing digital. É um canal direto de comunicação entre empresas e clientes ou clientes em potencial.

Sua meta consiste em fidelizar o maior número de clientes possíveis. Sendo que, essa estratégia foi desenvolvida, com a finalidade de construir um relacionamento contínuo – estabelecido, obviamente, pelo envio e recebimento de e-mails.

Por exemplo, sabe aqueles e-mails com ofertas, novidades e comunicados – que chegam em nome de uma loja, que em algum momento da vida, lhe pediu um cadastro online? Pois bem, eles fazem parte de uma campanha de E-mail Marketing.

Decerto, sua caixa de e-mail está cheia deles. E, de fato, eles são eficientes!

Qual a importância do E-mail Marketing?

Além de ser uma forma de persuadir os clientes a fim de que consumam cada vez mais, seus produtos ou serviços, a ferramenta possui diversas funcionalidades, cujo fim, nos ajuda a entender quais são os reais efeitos da propaganda/campanha de marketing.

É possível mensurar quais estratégias estão dando certo ou não. Por exemplo, qual chamada para ação tem atraído mais leads e vendas. A partir disso, basta focar na metodologia que tem garantido mais resultados.

Ainda que, em tempos de crise e recessão (causados pela quarentena, devido o vírus COVID-19) a economia esteja abalada, é possível criar uma enorme oportunidade para quem mantém suas vendas online, através do E-mail Marketing.

Como usar essa Estratégia em seu Negócio?

Muitos pensam que para criar uma cadeia de e-mail só é preciso selecionar os contatos desejados e enviar periodicamente e-mails para todos eles.

Não é bem assim que o processo funciona!

Na verdade, há formas muito mais eficientes de fazer isso acontecer.

Primeiramente, contar com ferramentas exclusivas para realizar essa função é necessário. Um bom exemplo de ferramenta de E-mail Marketing é o Mail Chimp, que inclusive, é gratuito.

Dentre os principais recursos dessa ferramenta estão:

  • Controlar quais campanhas estão gerando mais resultados;
  • Entender o fluxo de cliques de cada e-mail;
  • Descobrir o percentual de abertura de cada e-mail;
  • Personalizar seus e-mails;
  • E muito mais!

Além disso, o objetivo de ferramentas como o Mail Chimp, é assegurar que seu e-mail não seja considerado mais um spam fácil de ser ignorado.

Mas, talvez você se pergunte: “como criar uma lista de E-mail Marketing?”.

Para isso, o melhor a se fazer é capturar os e-mails dentro do seu próprio site. Seja por meio da entrega de iscas digitais, ou pela assinatura de uma newsletter.

Falando nisso, vamos conhecer alguns exemplos de E-mail Marketing.

Exemplos de E-mail Marketing

Há muitos tipos de e-mail marketing para captar e fidelizar clientes, sendo que, dentro os principais temos:

  • Newsletter

Esse tipo de e-mail marketing é voltado para clientes em potencial. Ou seja, aqueles que até desejam adquirir o produto ou serviço oferecido por sua empresa, mas ainda não tem total certeza se irão ou não consumir de você.

Esses conteúdos são focados em oferecer informações pertinentes (pesquisas, novidades e coisas do gênero) para despertar a curiosidade do cliente, fazendo com que ele efetue a compra.

  • E-mail Promocional

Já o e-mail promocional tem uma abordagem mais direta. Cujo objetivo é atingir exatamente o público-alvo correto, ou seja, àquele que já está preparado para compra, mas ainda precisa de um empurrãozinho.

Normalmente, esse conteúdo apresenta promoções bem atrativas e descontos exorbitantes. A ideia é incentivar a compra, causando um senso de urgência!

  • E-mail Sazonal

São propagandas voltadas para as datas comemorativas (natal, páscoa, dia das mães, dentre outras) ou até mesmo para um evento marcante para o próprio cliente (seu aniversário ou tempo de filiação com o site, por exemplo).

  • Atualizações do Blog

Esse tipo de e-mail marketing é essencial para quem tem um blog.

Nesse sentido, os usuários que acessam as páginas do site da empresa e consomem seu conteúdo gratuito, podem ser avisadas sempre que a empresa publicar um conteúdo novo!

Além de garantir a frequência contínua nos acessos ao site da empresa, esse tipo de e-mail também pode influenciar o poder de decisão de compra dos clientes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, pois isso é muito importante para nós!

Autor: Kim Walachai

Redatora e Produtora de Conteúdo. Especialista em Gerar Tráfego Orgânico Para Blogs, Sites e Redes Sociais. Fundadora da KW Conteúdo e Autora do Livro "Elas por Ela".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s